De pouca profundidade e estreito em um lugar e bastante fundo e largo em outros lugares. Suas águas são cristalinas e graças a um uso sabio não sofreu a poluição.
O rio Imbassaí, também chamado Rio Barroso, é a fonte da vida para Imbassaí. O rio tem muitas caras. De pouca profundidade e estreito em um lugar e bastante fundo e largo em outros lugares. Suas águas são cristalinas e graças a um uso sabio por parte da população não sofreu a poluição. Com a chegada de vários importantes empreendimentos turísticos, tanto os organismos do estado da Bahia como a nível federal mantém um controle estrito para evitar qualquer impacto em seu meio ambiente. É fácil ver um cardume de peixes e os moradores locais sabem sempre onde encontrar um 'pitú' ou camarões.
Dentro do plano de urbanização de Imbassaí esta previsto a construção de uma ciclovía ao longo do rio.
Não é permitido construir nas márgens do rio e as poucas exceções estão sendo removidas. Somente umas poucos barracas na pequena faixa entre o rio e a praia antes de que o rio desemboque no mar, estão permitidos. Se pode nadar muito bem no rio que está livre de qualquer perigo.
Ambas as márgens do rio tem uma rica flora e fauna e recomendamos o tranquilo e relaxante passeio de caiaque. Veja também nossa pagina 'Passeio de Kayac'.