Imbassaí forma parte do município de Mata de Sao João (Bahia-Brasil): conheça mais sobre sua geografia, historia y situação política.
Imbassai faz parte do extenso município de Mata de São João. A sede está localizada na pequena cidade de Mata de São João, a uns 60 quilômetros de Imbassaí e tem 10.000 moradores.
Mas a maior parte do município está na costa e consiste em mais de 10 povoados. O mais conhecido turisticamente e internacionalmente é Praia do Forte onde funcionam algumas dependências da prefeitura.
O povoado é cem por ciento turístico e tem perdido muito de otrora povoado pitoresco.
Muitos nativos abandonaram Praia do Forte, não em último lugar pelos altos preços.
Entre os outros povoados do município (Açu da Torre, Açuzinho, Malhadas, Campinas, Imbassaí, Barro Branco, Diogo, Santo Antônio, Areal, Curalinho, Sauípe, mais algumas aldeias de só algumas casas) Imbassaí ocupa o segundo lugar em termos de turismo e economia.
Porém, Imbassaí é maior, em quanto de superfície, que Praia do Forte e tem mais riquezas naturais e sim conseguiu manter suas caracteristicas de um típico e intacto povoado da costa.
Baixo o lema 'qualquer um melhor que Márcia', João Gualberto consigiú o apoio de boa parte da população. João Gualberto ganhou as eleições e pôs fim a uma longa era de Márcia. Sua revancha por ter perdido foi total. Muitos edifícios e até mesmo o hospital do município foram saqueados.
Sobre as ruinas deixada por Márcia e sem um tostão nos cofres municipais João Gualberto iniciou uma nova administração no começo de 2005. Pôs fim à corrupção institucionalizada. Ele ganhou a reputação de ser eficiênte e honesto administrador. Com as últimas eleições em 2008 o Prefeito Joõa Gualberto derrotou novamente a ex-prefeita com uma maioría devastadora.
Durante muitos anos o município foi governado pela prefeita Márcia. Durante sua administração reinava a corrupção. Muitas verbas do município terminavam na sua própria bolsa ou nas contas bancárias de seus parentes. Outras foram usadas para comprar a lealtade dos seus eleitores. Sua campanha eleitoral sempre se financiou com dinheiro público e para outros candidatos era praticamente impossível desafia-la.
Mas as eleições de 2004 surgiú um candidato desconhecido: João Gualberto, um rico homem de negócios, dono de uma importante rede de supermercados e com reconhecidas capacidades de administração.