Informação geral sobre a vila de Imbassaí - Mata de São João / Bahia
Na língua dos índios Tupinikim, os moradores originais da região, 'Imbassaí' significa 'o curso do água'. É aqui que o rio se encontra com o oceano. Durante seus últimos quilômetros o rio procura seu caminho no meio das dunas e paralelo à praia. Devido a este fato é físicamente impossível chegar à praia de carro ou com qualquer outro veículo. Até faz pouco tempo a única maneira para chegar à praia era atravessando o rio de jangada ou nadando. Isto contribuiu a que a praia preservou seu encanto autêntico. No ano passado se inaugurou uma ponte de pedestres.
Imbassaí tem aproximadamente 1000 moradores.
Imbassaí era um povoado asilado que sobrevivia da pesca e o cultivo coco. Desde a inauguração da 'Linha Verde', a vila tem acesso fácil e desde então o turismo virou a principal atividade. A pesar de ter muitas pousadas, por sorte Imbassaí está longe de ser um destino para o turismo de massa.
O povoado conta com duas ruas principais que lhes levam à praia. As ruas ainda não estão pavimentadas. Tem dois pequenos supermercados e vários bons restaurantes, a maioria especializado em comidas típicas com frutos do mar. Mas também pode encontrar comida italiana e internacional. Na estreita faixa de areia que separa o rio da praia tem várias barracas muito aconchegantes onde se pode sentar tanto do lado do rio como da praia e disfrutar de uma cervejinha ou caipirinha e das delicias locais que sem dúvida lhe fazem esquecer o tempo. Imbassaí tem um pequeno posto para a saúde preventiva, uma farmácia e um módulo policial.
A principal festa da comunidade é de Sao João no final de junho onde se dança três dias e noites ao ritmo de 'Forró'. Mas ao longo do ano, os moradores sempre acham um motivo para organizar uma brincadeira ou um 'samba de roda', que se continua praticando tal qual os negros escravos tem feito ao longo dos séculos. Também a chegada da lua cheia é motivo para festa. Durante todo o ano tem turistas brasileiros e do exterior e especialmente na temporada alta entre Natal e Carnaval, mas igualmente nestes meses Imbassaí continua mantendo suas características de povoado tranqüilo e autêntico.