Se pode combinar a capoeira com umas férias de sol e praia. Além disso oferece uma oportunidade única de uma imersão na cultura e vida cotidiana da Bahia.
Capoeira não é simplemente uma dança, acrobacias ou artes marciais. É uma combinação de tudo isto e muito mais. A capoeira surgiu entre os escravos africanos que foram trazidos à Bahia. A opressão brutal que sofreram, os levou muitas vezes ao desespero e agressões acumuladas. Isto muitas vezes terminou em violentas brigas entre os próprios escravos. A capoeira ofereceu a possibilidade de fazer sair os sentimientos de raiva de uma maneira controlada, lutando mas sem tocar ao rival e por tanto sem perjudicá-lo. A capoeira estimulou a unidade e solidariedade entre os escravos, além de fortalecer a disciplina interna.
Até aproximadamente 1940 a capoeira estava proibida e por tanto praticada em forma clandestina. Mas inclusive muitos anos despois de que deixou de ser ilegal, continuava sendo vista algo 'inferior dos negros'. Hoje vem gente de todo o mundo a Bahia para conhecer e praticá-la com os verdadeiros 'mestres' da capoeira. Para poder praticar a capoeira se requer um pouco de flexibilidade e habilidade física. A capoeira está intimamente ligada com o samba e muitas vezes uma roda de capoeira termina automáticamente em um 'samba de roda' (veja nossa pagina de música para saber mais).
Mamão dirige o grupo de capoeira de Imbassaí. Sua escola está ligada com a famosa academia de Capoeira 'Porto da Barra' de Mestre 'Cabeludo' em Salvador. Mamão já chegou a ser reconhecido como 'formado'. Com essa experiência reconhecida ele dirige a academia de capoeira em Imbassaí, que já se expandiu com academias afiliadas em outros povoados. Uma vez por ano seus alunos mais experiêntes se juntam em Imbassaí para uma nova imersão no auténtico mundo baiano da capoeira.
Mamão
Tanto individualmente como para grupos é possível praticar a capoeira e fazer um curso. A idade não tem importância, já que durante uma sessão de capoeira tanto crianças quanto adultos podem participar e 'lutar' juntos. Isto também forma parte da essência da capoeira. Os jovens devem respeitar os mais velhos e eles por sua vez são responsáveis pela educação dos jovens. Se pode combinar um curso de capoeira com umas férias desfrutando o sol, o mar e a exuberante natureza. Além disso oferece uma oportunidade única de uma imersão natural na realidade da cultura e vida cotidiana da Bahia.