As baleias Jubarte podem chegar até 13 metros de cumprimento. Os organizadores dão uma garantia do 97 por cento que as baleias serão vistas.
Muito esporádicamente e com muita sorte da para ver alguma baleia pulando no mar desde a praia de Imbassaí. Mas quando realmente quer ver baleias, e de perto, tem que sair de barco de Praia do Forte, a uns 15 minutos de Imbassaí. Primeiro haverá uma palestra sobre o mundo das baleias e logo depois começa a excursão de barco que tem um procurso de 25 milhas náuticas e dura umas três horas. Obviamente o barco só sai quando as condições climáticas são boas. Se você acha que pode enjoar no mar, serão fornecidas de graça umas pastilhas para prevenir os enjôos.
As baleias Jubarte podem chegar até 13 metros de cumprimento e passam a maior parte do ano nas águas frias do Atlántico Sul. Mas no final de junho, ao começar o inverno no hemisfério sul, emigram às águas mas quentes da costa da Bahia para sua procriação.
Aí ficam até finais de outubro e só durante estes meses é possível ver as baleias.
Geralmente se deslocam em pequenos grupos de 4 a 6 baleias, assim que ver uma, é muito provável que outras estejam perto.

Os organizadores dão uma garantia do 97 por cento que as baleias serão vistas, mas no raro caso que isto não aconteça, poderá ir no dia seguinte sem custo adicional.
A excursão custa R$ 145 (60 euros) por pessoa e as crianças pagam só a metade.